domingo, 29 de novembro de 2009

Avaliação

a)Dê um nome para sua proposta/projeto.
A Praça é Nossa!

b)Descreva sua proposta/projeto (o que você pretende fazer?)
Minha proposta é criar uma Praça em Rosário III que promova a integração da comunidade viabilizando a socialização e ao mesmo tempo criando uma identidade local. A praça terá seu uso em áreas pontuais do espaço público com intuito de potencializar toda região e intensificar os contatos. Serão criados mecanismos e alternativas que possam despertar o interesse da comunidade em abraçar esta proposta criando seus próprios espaços. O projeto visa à melhoria na qualidade de vida da população e possível potencialização da região.

c)Quem é o público alvo da sua proposta? Descreva e caracterize a comunidade envolvida/abrangida pelo seu projeto.
O público alvo são os moradores do aglomerado Rosário III; uma população carente, em sua grande maioria sem escolaridade, de baixo poder aquisitivo vindos de regiões próximas de Sabará. Um público sem muitas qualificações e que trabalha fora. Está região é uma área de difícil acesso e carente de infra-estrutura como saneamento, pavimentação, transporte e lazer; uma região adensada que atualmente sofre com o crescimento da criminalidade o que torna visível o preconceito diante da região e dos moradores causando a segregação social.

d)Qual a importância da rotina/cotidiano da comunidade abrangida na sua proposta?
De grande valor, pois é preciso conhecer todas as atividades e especificidades que estão inseridas no cotidiano de cada morador, mais precisamente, da comunidade como um todo para que através do diagnóstico realizado possamos identificar o melhor projeto a ser executado no intuito de atender a demanda da população sendo conivente com suas exigências e prioridades locais.

e)Em que lugar? (terreno, área, objeto, etc.)
A área a ser abrangida com o projeto é a região do aglomerado Rosário III, mais precisamente, uma bifurcação existente entre as Ruas Itagi e Itamarati, também uma área que se situa entre as Ruas Itagi, Monte Belo e Campo Belo, e uma área extensa que faz limite entre a Rua Monte Belo e a Fazendinha.

f)O local escolhido é indispensável para a viabilização do projeto?
Com certeza, pois conhecendo a área a ser assistida pelo projeto será possível desenvolver uma proposta que possa melhor desempenhar sua função, preservando a integridade do terreno e sendo eficaz nos equipamentos que farão uso permanente do local tornando viável sua execução partindo dos princípios da sustentabilidade.

g)O seu projeto poderia ser implementado em outros locais? Outros bairros, municípios, etc.?
Certamente, pois á ideia é promover através do lazer o estreitamento dos contatos e nada melhor do que uma praça que disponibilize equipamentos e atividades que proporcione o divertimento local e posteriormente, a socialização da comunidade. A proposta é fazer com que a comunidade participe integralmente do projeto despertando o interesse de outros conhecerem, participarem e abraçar o mesmo coletivamente.

h)Como você classificaria sua proposta?
Pequenas alterações no espaço que alteram a rotina da comunidade; pequenas estruturas espaciais que potencializam práticas cotidianas de interesse comum agregando pessoas, possibilitando um convívio comunitário.

i)Explique o porquê de cada uma das alternativas que você escolheu.
O projeto poderá promover o convívio entre a comunidade estreitando os relacionamentos proporcionando uma alteração na vida cotidiana despertando a comunidade para práticas coletivas.

j)Características naturais de Roça Grande influenciam na sua proposta? (rio, nascentes, córregos, morros, matas/áreas de preservação ambiental, etc.)
Sim, pois a viabilização e melhor desempenho do projeto se farão levando em consideração as especificidades locais respeitando sua topografia e ambiência, o que repercute na sustentabilidade ambiental e econômica do projeto.

k)Como você define seu projeto?
Como lazer repercutindo na saúde e educação da comunidade contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário