quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Prova 1 - Primeira avaliação relacionada a proposta a ser executada

Você desenvolveu em grupo 02 propostas de intervenção para Roça Grande com a finalidade de criar um espaço público/privado de uso comunitário. A partir do que foi discutido nos seminários, das propostas apresentadas pelos seus colegas e da avaliação geral feita pelos professores, elabore uma proposta para que você possa desenvolvê-la individualmente seguindo o seguinte roteiro:

a)Dê um nome para sua proposta/projeto.

Praça Itinerante

b)Descreva sua proposta/projeto (o que você pretende fazer?)

Quero fazer uma praça itinerante que terá seu uso em pontos estratégicos da região para que a mesma dentro de sua espacialidade e entorno possa promover o convívio e integração entre a comunidade. O articular desta praça contribuirá para não torná-la cansativa deixando de lado a rotina. O uso se fará intensivo e diversificado de acordo com a região e moradores do local que contribuirão de forma expressiva para a permanência e vida da praça.

c)Quem é o público alvo da sua proposta? Descreva e caracterize a comunidade envolvida/abrangida pelo seu projeto.

Em especial os moradores de Rosário III. Acredito que a proposta possa gerar interesse e curiosidade de outros moradores de região vizinha, os quais serão bem assistidos e de acordo com o que verão e com as atividades desenvolvidas no local possam aproveitar a ideia expandindo-a a outros. Rosário III é um dos maiores aglomerados de Roça Grande município de Sabará, carente de infra-estrutura capaz de atender a demanda populacional. Carentes, principalmente de lazer e espaços que promovam o divertimento, o que foi perceptível através de depoimentos. Necessitam de um espaço que de certo modo possa integrá-los ao meio social.

d)Qual a importância da rotina/cotidiano da comunidade abrangida na sua proposta?

De acordo com os diagnósticos realizados foi possível perceber que muitos utilizam áreas de outras regiões para recreação tais como o campo de futebol abeira rio, a ONG Roça Grande Melhor, por não terem na sua espacialidade espaços agradáveis e que propiciem o lazer. Meu projeto poderá fazê-los se apropriar do local que tomará forma de acordo com o uso que eles mesmos o farão.

e)Em que lugar? (terreno, área, objeto, etc.)

O projeto deverá atingir áreas pontuais, porém estas áreas deverão ser amplas e possivelmente planas e que em seu entorno possa ter áreas de acesso e circulação fáceis.

f)O local escolhido é indispensável para a viabilização do projeto?

Com certeza, pois quanto antes apresentar configuração que condiz com a realidade da implantação melhor será desenvolvido e aceito pela comunidade. O local deverá ser amplo, ter acesso rápido e eficiente pra todo o público respeitando a limitação de cada morador. A área escolhida também poderá ser uma região atrativa fazendo com que investimentos possam interagir e efetivamente apropriar do local tornando centro referencial não imortalizando futuramente o projeto que se fará necessário.

g)O seu projeto poderia ser implementado em outros locais? Outros bairros, municípios, etc.?

Sim. A ideia é despertar o interesse para o projeto que não se limita apenas a esta região e sim podendo ser abraçada por várias regiões inclusive as que disponibilizam este equipamento.

h)Como você classificaria sua proposta?

Pequenas estruturas espaciais que potencializam práticas cotidianas de interesse comum agregando pessoas, possibilitando um convívio comunitário.

i)Explique o porquê de cada uma das alternativas que você escolheu.

Porque o projeto poderá promover o convívio entre a comunidade, a troca de experiências, a integração social. As áreas pontuais poderão gerar regiões potencializadas e conseqüentemente, livres da marginalidade.

j)Características naturais de Roça Grande influenciam na sua proposta? (rio, nascentes, córregos, morros, matas/áreas de preservação ambiental, etc.)

Sim, pois os mesmos assim que definidos poderão ajudar na ambiência e melhor aproveitamento do projeto.

k)Como você define seu projeto?

Lazer, saúde, educação e possivelmente mercado, pois todas estas atividades serão peças fundamentais para a vivência do projeto e contribuirá com a rotina local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário