domingo, 29 de novembro de 2009

Santo Antônio de Roça Grande

Introdução a Proposta

Santo Antônio de Roça Grande, conhecida através de suas crenças religiosas populares, está situada nos limites da cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, conhecida como Roça Grande, está região abrange uma grande área que se subdivide em quatro aglomerados (Rosário I, Rosário II, Rosário III e Olaria), cada qual com suas especificidades e deficiência. Rosário III, em especial, é um dos maiores aglomerados da região; é uma área muito adensada por uma população de baixa renda. Em seu limite é possível identificar claramente a carente infra-estrutura que a região oferece a seus moradores. Uma região de difícil acesso e que não possui saneamento, pavimentação e outros equipamentos como lazer, educação e transporte. Atualmente, com o crescimento da criminalidade a região tornou-se marginalizada diante dos olhares ocultos o que impende um possível desenvolvimento da região mostrando um descaso para com o local.

Rosário III, como os demais aglomerados da região, necessitam de soluções que possam viabilizar o desenvolvimento local, o que não está relacionando unicamente com o crescimento econômico específico de cada região, mas também com a qualidade de vida da comunidade e a preservação do meio ambiente. Através de pesquisa com a comunidade, pude perceber que a maioria busca por uma área que possam dá a eles o direito de exercer sua cidadania e nada melhor do que um espaço público que venha a fazer a integração da mesma, e conseqüentemente, sua socialização.

Preocupado com a realidade local, sugiro um projeto que possa atender a carência da comunidade e para isso, necessito da participação intensiva da população e do poder público e privado para que juntos possamos construir um equipamento que venha contribuir com o desenvolvimento local proporcionando uma melhoria na qualidade de vida da população. E para que isso aconteça todos devem conhecer a natureza de sua função e quais objetivos o tornam necessário para que possamos viabilizar o projeto e sua possível execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário