domingo, 29 de novembro de 2009

Pesquisa

Cultura e lazer em Roça Grande

O acesso à cultura e ao lazer parece bastante estreitado para os jovens de Roça Grande. Mais da metade deles relatam nunca freqüentar ginásios esportivos ou espaços em que acontecem apresentações de dança ou teatro. Manifestações culturais mais comuns também são pouco acessadas: 47,2% dos jovens nunca vão ao cinema e 45,7% nunca vão a shows musicais. E veículos de informação como jornais e revistas semanais nunca são acessados por mais de ⅓ dos jovens. Os dados abaixo relatam também, que a exclusão cultural é tanto maior quanto mais pobres são os jovens.

*Frequência dos jovens de Roça Grande que afirmam nunca ter contato com veículos ou espaços de cultura e lazer, por estrato social(%)

Nunca vai a estádios ou ginásios esportivos assistir competições 54,2%
Nunca vai a espetáculos de dança 53,8%
Nunca vai ao teatro 50,1%
Nunca vai ao cinema 47,2%
Nunca vai a shows de música 45,7%
Nunca lê jornal ou revista informativa 37,5%

Abre-se aqui uma clara oportunidade de ampliação da oferta de cultura e lazer para os jovens, buscando-se não apenas facilitar o acesso da população local a produtos culturais preexistentes, mas também potencializar a própria capacidade dos jovens para organizar ou criar atividades de cultura e lazer.

Os dados a seguir reforçam a necessidade de maior atenção e investimento na área de cultura e lazer juvenil. As formas de lazer mais comuns entre os pesquisados são ouvir música (provavelmente uma prática de caráter mais individual e espontâneo, sem um sentido mais orientado de educação e/ou fruição cultural no campo musical), ir à casa de amigos e parentes (uma prática que certamente expressa à busca de vínculos e laços de sociabilidade, sem se revestir necessariamente de um sentido específico de desenvolvimento cultural) e passear ou ficar pela rua. A prática de esportes (quarto item mais citado) provavelmente se concretiza sob a forma de atividades organizadas juntamente com amigos ou conhecidos, em espaços disponíveis na comunidade, uma vez que o uso de centros recreativos públicos é referido por uma parcela menor de jovens (36,5%). Destaca-se ainda, nesta tabela, o número elevado de jovens de 16 e 17 anos que relata ir a bares para se divertir (58,0%)


*Formas de lazer mais utilizadas pelos jovens de Roça Grande(%)

Ouvir música 83,5%
Ir à casa de amigos e parentes 74,7%
Passear ou ficar pela rua 72,4%
Praticar esportes 68,5%
Assistir filmes em videocassete ou DVD 62,0%
Brincar com jogos eletrônicos ou fliperama 53,5%
Ir a lanchonetes e pizzarias 51,8%
Namorar 49,2%
Ir a clubes recreativos privados 47,7%
Ir a bares 42,1%
Ir a discotecas, boates, bailes 39,3%
Ir a centros recreativos públicos 36,5%

A ampliação de oportunidades de cultura, lazer e esporte (áreas de grande interesse dos jovens e em que a qualidade dos serviços e equipamentos existentes é por eles percebida como muito baixa ou inexistente) se configuram como uma estratégia profícua para o estímulo à participação e protagonismo dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário